16 de janeiro de 2014

RECLAMANDO DE BARRIGA CHEIA


NOTICIA: Estudantes em Geral reclamam da falta de assuntos mais relevantes nas matérias escolares.

Texto de Kiko Zampieri

Tenho lido nos meios de comunicação que muitos estudantes estão reclamando da falta de assuntos mais relevantes nas matérias aplicadas nas escolas. Um desinteresse profundo, principalmente, em Historia, Geografia e Ciências, causado, primeiro, por assuntos ultrapassados e segundo pela dificuldade de entendimento de assuntos que nunca mais verão em toda a sua vida profissional.
Muito bem! Podemos até concordar em alguns pontos, afinal qual a relevância em aprender sobre a fotossíntese de uma planta, se não seremos Botânicos, ou sobre o valor de uma molécula do Carbono, se não seremos Químicos ou Cientistas. Nesse ponto podemos criticar o modelo educacional, pois a função é despertar um interesse nos jovens alunos e no final eles decidirem qual carreira seguirão e não simplesmente tratá-lo, forçosamente, como um formado universitário. Por outro lado, esses alunos, choram de barriga cheia, pois depende muito mais deles que das instituições, gostaríamos de vê-los folheando uma BARSA ou a Enciclopédia do Estudante para fazerem trabalhos em folhas de papel almaço, diferente da atualidade que possui ferramentas de busca rapidíssimas e impressão de documento. E como eles aproveitam o tempo que sobra? Assistindo BBB, Futebol, Novelas, Programas Criminais e outras alienações que só servem para o entretenimento ou passam horas e horas em Facebook, Twitter, Celulares e Games On lilne, ao invés de buscar nessas mesmas ferramentas novos conhecimentos ou aprimoramentos referentes as matérias escolares.
E como num círculo viscioso, tudo se volta para a vontade política desse país e a falta de cidadania dos nossos leitores. Bastava alterar o currículo de vestibular e tudo aconteceria como num efeito dominó até o Ensino Fundamental I e depois aprimoraria a formação de professores e os consagraria com o status de Mestre.

Enquanto isso não ocorre, meus jovens alunos, saiam dessa alienação e busquem alternativas e exijam de seus professores que quebrem as paredes das salas de aula!


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