15 de setembro de 2015

FILHOS DE MACUNAÍMA?





Quando Mario de Andrade escreveu Macunaíma, não imaginava que esse personagem poderia ser utilizado como um exemplo de perfil do brasileiro. Sapeca e preguiçoso.
“Há meros devaneios loucos a me torturar”, diz a letra da música Chão de Giz, de Zé Ramalho, ou então, “A humanidade cresce diante do precipício”, diálogo no filme “O dia em que a Terra parou”, tudo isso para ilustrar o pensamento filosófico do brasileiro, que infelizmente não tem individualidade, é apenas um conglomerado de pensamentos estrangeiros numa mente infantil e preguiçosa, como Macunaíma.
Ficamos alerta aos problemas sociais, gritamos esbravejando até o início do capítulo da novela, as votações e espiadinhas nos Reality Shows, ou no apito do juiz anunciando o começo da partida de futebol ou pior ainda, as cenas repetidas, cansativas e hipnotizantes sobre um crime. “Corta prá mim” ou “Na tela”, viraram bordões, daí em diante voltamos para o nosso sofá em posição fetal e procuramos um culpado para essa nossa covardia.
O povo brasileiro é trabalhador, gritam os entusiastas e ufanistas, porém sabemos em nosso íntimo, que temos as maiores emendas de feriados e um volumoso, e rentável, número de atestados médicos mentirosos. E depois reclamamos que nossa Saúde não presta, nossos médicos não são dedicados, afinal quem os criou.
A mesma coisa sobre os políticos e juízes de direito, eles são frutos desse mesmo povo que reclama de falta de ética, da corrupção, contudo, não são eles corruptos e sim o povo desse país. Claro, lembrando sempre, que toda regra tem a sua exceção, o problema é que todos se acham uma exceção.
No humor, se confunde a comédia com a prática excessiva de bulling, por isso somos sapecas. Preferimos filmar alguém sofrendo uma queda ao invés de tentarmos ajudá-la, rimos de pessoas diferentes ao invés de compreendê-la e ainda tratamos melhor um animal irracional do que um semelhante.
Somos um povo que desconhece o poupar e não nos incomodamos de estar na lista negra dos inadimplentes. Temos um partido que se diz dos trabalhadores, pergunto: Qual lei foi criada nesse período que beneficiou o trabalhador. Getúlio Vargas, apesar de ser considerado um ditador, criou a Carteira de Trabalho, o FGTS e a CLT.
Tudo está errado, porém quem pode mudar tudo isso? O povo, mas se o povo ainda é filho de Macunaíma, será apenas um Círculo Vicioso.
Ainda bem que ainda existem as pessoas simples, que acordam bem cedo, lotam os transportes públicos, carregam marmitas, estudam à noite e dormem cinco horas por dia e que nos atendem nos finais de semana e feriados prolongados, contudo calam-se pelo medo de perder o pouco que conseguiram.
A História da Humanidade nos ensinou que só foi possível uma mudança geracional, quando estavam envolvidos, os filósofos, os pensadores, os estadistas e os gênios. Onde podemos encontrar essa nata em nosso país? Se é que existem, penso, estão em letargia.


                                                                                  Kiko Zampieri


Nenhum comentário: