5 de março de 2015

SE VOCÊ FOSSE UM ADMIRADOR DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE



“Todo homem é bom por natureza, a sociedade é que o corrompe” - Rousseau


Se você fosse um admirador da História da Humanidade, chegaria à mesma conclusão que eu. Como demonstra a imagem acima, não adiantou nada a evolução desse ser racional e rei dos animais. Só fizemos m... e o pior, continuamos a fazer mesmo tendo bons e ilustrativos exemplos.
Atualmente, sinto-me como um servo na Idade Média, não tenho nada, vivo na berlinda da miséria, cheio de impostos criados pelos senhores feudais, tendo que comprar a minha ida ao céu de todas as religiões existentes e ainda ver a soberba da classe burguesa desfilando seus brinquedinhos pelas ruas ou postando os restaurantes que eu nunca irei, as cidades internacionais que não visitarei e talvez aquele vestido de cores indefinidas que a minha mulher não vai usar. O que me ou nos resta, então?
Se viajarmos pelo tempo, veremos que estamos vivendo na Idade das Trevas ou Idade Média, temos os Senhores Feudais (classe política), os Burgueses (classe rica) e o Clero (agora não mais o Cristianismo e sim diversas religiões) e nós os 95% da população, como naquela época, somos os servos. Agora só está faltando a Peste Negra, claro que já tivemos algumas pestes, mas localizadas e não globais. Talvez se essa peste chegar, com outra cor, sejamos pegos de surpresa.
Será que no decorrer dessa evolução, algum macaco inteligente matasse o Elo Perdido, o mundo seria melhor? Talvez. Afinal não haveria racismo, pois se chamássemos o macaco de “macaco”, ele simplesmente responderia “Pois não!” ou se déssemos a ele uma banana ele provavelmente diria “Obrigado”. Ou então estaríamos todos sob as árvores frutíferas, brincando, correndo entre os galhos, fazendo sexo sem neuras.
Porém não foi assim o ocorrido. O homem até que tentou melhorar seu ambiente natural, mas faltou inteligência, planejamento e principalmente discernimento. Descobrimos o fogo, que melhorou nossa alimentação e visualização, criamos a energia elétrica que facilitou o nosso aquecimento e desenvolvimento até chegarmos ao Facebook; inventamos a televisão para que pudéssemos nos aproximar do mundo até chegarmos aos BBB’s e novelas foscas e manipulativas, Ah! Descobrimos o papel, para que ilustrássemos a nossa cultura até chegarmos ao Cinquenta Tons de Cinza, desenvolvemos a sociedade até o voto obrigatório e ao salário exorbitante para aqueles que deveriam cuidar do povo.
Poderia citar que pela História tivemos homens que desbravaram o Oeste para alargar novas terras e para isso dizimamos uma civilização mais antiga, que incitados pela burguesia decapitaram a realeza em nome do povo e não adiantou nada. Homens que gastaram trilhões de dólares para chegarem a um lugar sem ar, vazio e arenoso e que só serve para embalar antigos românticos. Ah! Até houve um homem que conseguiu mudar uma sociedade sem nenhuma arma ou uso de violência contra um Império Europeu e depois se sentiram no direito de estuprar suas mulheres, afinal elas são seres inferiores.
Resumindo, o problema não está no indivíduo e sim na sociedade. Frase de Rousseau:

“Todo homem é bom por natureza, a sociedade que o corrompe”. Então só depende de você lutar por uma sociedade mais justa.

Nenhum comentário: