10 de abril de 2014

TIRANIA, DEMOCRACIA, DEMOCRACIA = ANARQUIA




A Tirania surgiu na Grécia Antiga, por volta do século VI AC, com a ocupação do governo por uma classe rica e não aristocrata. Eram mercadores que acumularam grandes riquezas a partir do florescimento do comércio marítimo na zona do Mediterrâneo. Chegaram ao poder graças as artimanhas nas reformas econômicas, sempre a favor das classes populares. A denominação de tirano tomou forma devido a tomada de poder pela força e pela ilegitimidade contra uma classe que dominava a Grécia pelo sangue, não o derramado, mas sim o de linhagem. Eram os ricos à frente do poder. O poder de controlar o povo pelo Capitalismo, mesmo ainda não sendo criado, e pela força, força essa nem sempre usada com armas, mas com artimanhas e manipulações, principalmente das classes populares. Muito utilizada, anos depois, pelos romanos com a denominação de Pão e Circo. Hoje a conotação para Tirania é caracterizada por processos judiciais por calúnia e difamação, compra da imprensa e dos órgãos de informação, como a Televisão e Rádio, Internet e Redes Sociais. Outro fator que demonstra a Tirania são as verbas municipais, estaduais e federais serem utilizadas em favor próprio daquele que deveria distribuir ao povo.
A Monarquia, por sua vez, tinha a mistura da aristocracia do sangue e a própria Tirania, uma linhagem de nobres que sucediam ao poder pela hereditariedade. O dinheiro arrecadado por impostos, casamentos arranjados, mercantilismo e o trabalho escravo, eram geridos pelos nobres em favor próprio. O povo era uma classe de trabalhadores, sem educação ou condições de saúde. Tinham somente deveres e os direitos eram apenas aqueles entre a própria classe. Hoje, apenas no Oriente Médio, há monarquias absolutistas, onde o rei é quem manda, as demais são apenas figurativas e os primeiros-ministros são os que comandam a nação junto com o Parlamento.
Na Democracia, aquela constituída como governo do povo, para o povo e pelo povo, foi uma maneira de distribuir o poder aos homens do povo, mas só teriam o controle do poder aqueles que possuíssem riquezas e bons asseclas. Mesmo na Grécia, berço da Democracia, esse tipo de governo não sobreviveu por muito tempo, dando lugar aos tiranos. Isso porque o que realmente comanda um povo, não são ideias ou pensamentos, como podemos ver por toda historia da humanidade, mas sim a riqueza e o conhecimento, regras básicas do Capitalismo. Que fazem com que poucos comandem tantos para onde quiserem, mesmo para a morte, basta ter acesso a uma boa rede de comunicação ou ser mestre da oratória.
Aonde chegamos então? Simplesmente na Anarquia! Sociedade sem governo. Mas como podemos ser chamados de anarquistas se temos governo, constituído e legítimo, que chegaram ao poder pelos nossos votos. Somos anarquistas sim, porque nos afastamos do governo, deixando que a responsabilidade de comandar um país, ficasse nas costas de políticos e estrategistas. Somos anarquistas sim, porque nos tornamos individualistas, que preferem o sossego da caverna e vendo imagens inanimadas enfeitarem nossas mentes preguiçosas. Anarquistas sim, porque permitimos que nossos filhos não tenham uma educação adequada, sejam injustiçados por leis nobres e ricas, sejam aliciados pelo monitor de um computador, sejam desprezados quando necessitam de maiores cuidados de saúde, sejam atirados as drogas e sexo quando necessitam de alicerces para crescerem com dignidade. Como podemos questionar uma “Sininho” da vida, se ela é uma criação nossa, um exército mercenário contratado pelo povo medroso e apático para lutar por nós e como todo exército mercenário, perdemos o controle e covardemente, sentamos na frente da televisão e vergonhosamente os condenamos.
O que deveríamos filosofar, constantemente, é sobre o poder que poucas pessoas têm sobre outras milhares, que ainda encontram a felicidade, num jogo de futebol, numa novela, num Reality Show e Carnaval. Mas onde há um pensador, entre essa multidão de alienados, ainda existirá uma esperança.

“Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.”
Mahatma Gandhi



                                                                                                               Kiko Zampieri

Nenhum comentário: