3 de fevereiro de 2014

Café Filosófico da Guigui



Não está ocioso apenas aquele que não faz nada, mas também aquele que poderia fazer algo melhor.”Sócrates.

Você já parou para pensar o quanto deixou de fazer, enquanto reclamava aos quatro ventos depois de ler uma notícia ou assistir o final de uma novela ou votar no líder de um BBB? Pois é!
Você já parou para pensar o quanto é importante para um todo, que uma ideia, um pensamento, uma simples palavra, pode mudar uma geração? Pois é!
Talvez para você não seja importante o que um outro ser esteja sentindo ou pensando, importante, talvez, é juntar-se a um grupo de adeptos, armar-se de um espírito medieval, prontos para matar ou morrer ou simplesmente perturbar? Com que finalidade? Poder? Soberania? Desprezo? Ódio? Ou simplesmente ignorância?
Será que uma frase “curtida” ou “compartilhada” no Facebook, seja a solução para manter a esperança em nossos corações e mentes? Será que voltar para a Alegoria das Cavernas, como mostrou Platão, é a solução para nos escondermos novamente dessa avalanche de informações que nos atingem a cada segundo? Será que a luz do conhecimento está afetando nossos cérebros de tal maneira que a ignorância é o melhor remédio e assim não termos que nos preocupar com as próximas gerações, com o planeta, que morre a cada hora, com a ganância que toma conta das pessoas, antes tão simples ou mesmo o AMOR, que se torna a cada dia apenas uma sensação passageira?

Dizem que “O futuro à Deus pertence”, mas fico com “É estupidez pedir aos deuses aquilo que se pode conseguir sozinho.” Epicuro.

Nenhum comentário: