4 de fevereiro de 2014

BRASILEIROS E SEUS FERIADOS


(texto de Ana Claudia Cappellotti)

Brasileiro adora entrar em recesso e voltar para casa bem descansado e com a cabeça flutuando de contente. Eu nunca vi gente que goste mais de feriado – que vira feriadão – como nós. E de férias nem se fala: enquanto para outros essas são curtinhas, as nossas se esticammmmmm.
E mesmo com tanto feriado que temos, boa parte do povo diz que precisa descansar. Muitos acham que os feriados encurtam o ano!
Será?
É nesse ponto que fico encucada: fico pensando o porquê de um ano mais curto, com tantos feriados. Não entendo essa pressa para entrar noutro ano. Para fazer o quê?
A certeza que tenho é que nós brasileiros gostamos de mar, sol, futebol, música, cervejinha, por isso somos um povo alegre, o que não quer dizer que todos sejam felizes. Todo dia nos deparamos com problemas, então para muitos o negócio é se alegrar para esquecer. E um feriado, vêm na medida.
Vocês concordam?
Esse ano por exemplo, está supimpa! Vai dar para emendar uma coisa na outra. Aliás, tem muita gente que adora emendas. Lá no Congresso, “eles” conhecem tudo sobre emendas! As emendas lá começam nas sextas e terminam nas segundas. Mas feriados mesmo, vamos ter nos jogos e na Copa. Viva o Brasil e que vivam os brasileiros.
Nosso país têm feriado demais; emendamos Natal com Ano Novo; o Carnaval, a Páscoa, o Dia do Trabalho, Proclamação da República, Finados, Aparecida (nossa Padroeira), e outros feriados regionais que aproveitamos para botar o pé na estrada.
De um limão fazemos uma limonada.
Sabemos fazer isso direitinho, até porque somos latinos, e não escapamos à regra, e gostamos de boa vida. É aí que o tiro sai pela culatra.
E só uma coisinha: se nossos representantes trabalham apenas uns dias por semana – “LUTAM FEITO LEÕES EM DEFESA DE NOSSOS INTERESSES” – por que o povo vai trabalhar como um condenado pra ganhar um centésimo do que eles ganham?
Acho que está explicado por que adoramos tantos feriadões...


Nenhum comentário: