17 de janeiro de 2014

RANKING DOS PAÍSES MAIS FELIZES

(Texto de Kiko Zampieri)

Eu sabia que havia algo de podre no reino da Dinamarca, sabe aquela pesquisa do IBOPE INTELIGÊNCIA, nada inteligente, que apontava o Brasil como o décimo país mais feliz do mundo, estava maquiada. Como um dos poucos que não acreditam em pesquisas, pois acho que são manipuláveis e manipuladas, fui fazer uma pesquisa mais séria, como um bom pesquisador, vasculhei as ferramentas, que hoje nossos alunos possuem, mas não utilizam, e encontrei uma infinidade de contradições, entre elas, que o Brasil não é o décimo, mas sim o vigésimo quarto, conforme fontes da ONU – Organizações das Nações Unidas, publicada em 09/09/2013.
Como pode um país sair do vigésimo quarto para o décimo, em apenas quatro meses, isso mesmo, essa é a diferença entre a pesquisa da ONU e do IBOPE (14/01/2014).
Na primeira pesquisa, a ONU aponta a Dinamarca como o melhor país, seguido por Noruega (2) e Suíça (3), ainda não contente e como um bom pesquisador, fui além, isso para comprovar ou desmentir essa pesquisa, que exaltava tanto os nórdicos.
Bem, na pesquisa da ONU foi solicitado, que cada entrevistado desse uma nota de 0 a 10 para quesitos como: família, educação, saúde, esperança de vida, liberdade de escolha ou ainda a capacidade econômica e as relações com a comunidade e as instituições públicas.
A pesquisa foi árdua, mas finalmente encontrei aquela que explica os fatores que carregaram os nórdicos ao topo da felicidade. Encontrei um site, endereço no final do artigo, com um artigo muito bem escrito e esclarecedor do jornalista Paulo Nogueira, que relata os porquês dessa liderança. Recomendo a leitura do mesmo e para agilizar o nosso artigo vou resumir.

  1. Vigoração de uma cultura igualitária. Ninguém é melhor que ninguém a despeito da fortuna de cada um, ou da inteligência, ou do que for.
  2. Grandes corporações e milionários pagam a justa cota de impostos.
  3. Uma educação e uma saúde pública admirável, inteligente e responsável.
  4. A Mídia é fiscalizada por um órgão independente, tanto as corporações jornalísticas como do governo. Retratações tem que ser feitas na primeira página e as multas são elevadas.

O pontapé inicial foi atribuído a uma frase de Gunnar Myrdal, pensador sueco, Nobel de Economia em 1974. “O Estado deve dar aos cidadãos Educação e Saúde de alta qualidade.”

Viu! Igualzinho aqui! Agora pode continuar sentadinho em frente da televisão e votar no novo Líder do BBB, quem sabe ele seja o nosso pensador brasileiro que vai nos levar ao topo da FELICIDADE.

Jornalista Paulo Nogueira

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-pais-mais-feliz-do-mundo/


Nenhum comentário: