1 de abril de 2016

PRIMEIRO DE ABRIL- DIA NACIONAL DOS POLÍTICOS -by Kiko Zampieri




O dia primeiro de abril, no qual, podemos mentir descaradamente e ainda acharem graça e algumas vezes até sermos cumprimentados pela criatividade, foi institucionalizado como o Dia da Mentira, porém no Brasil, deveríamos instituir esse dia como o Dia Nacional dos Políticos, claro que seria um feriado, para que houvesse comemorações para esse grupo de trabalhadores incansáveis.
Como símbolo desse Dia, teríamos Pedro Malasarte, que, para quem não sabe, de acordo com o site Britannica Escola, era malandro, sábio e sedutor, personagem famoso nos contos populares brasileiros, chegou ao país na bagagem de histórias trazidas pelos povos da península Ibérica (Portugal e Espanha). Malasarte vem do espanhol malas artes (literalmente “artes más”), que significa “travessuras” ou “malandragens”. Cheio de artimanhas consegue enganar todos os que cruzam o seu caminho, poderosos, avarentos, orgulhosos ou vaidosos. Afinal é um malandro tentando sobreviver.
E o que temos acompanhado pela mídia é um festival de Malasartes e Pinóquios tentando utilizar a mentira como forma de justificar roubos e arrombos, promessas e gritos de ordem são a mais popular maneira adquirida por esses funcionários “exemplares” para mascarar ou até mesmo reforçar a sua mentira.
Comprando a miséria de um classe oprimida e faminta para seus próprios benefícios, a qual, está aumentando a cada ano e pelo correr da carruagem financeira desse Brasil, em breve seremos 90 por cento miserável e os outros 10 por cento serão políticos.
Azaro nosso, só nosso, que nos deixamos levar por mentiras, ilusões, e ainda acreditamos no Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Big Brother, Novelas globais e que tudo isso passará depois do Carnaval do próximo ano.
Cansei de implorar para que acordássemos, estudássemos, lêssemos, que tivéssemos um olhar universal e não umbilical. Agora só me resta dizer, no dia da mentira, SOU FELIZ, SOU BRASILEIRO, COM MUITO ORGULHO. Ah! Vou deixar para vocês um dos contos do famoso Pedro Malasarte:

Órfão de pai, Malasarte viu morrer sua mãe, ficando muito triste. Mas, sendo ardiloso por natureza, do próprio cadáver quis aproveitar e ganhar mais dinheiro. Saiu com ele e escondeu-o nuns capins, perto de um pomar. O dono desse pomar era homem rico e violento, tendo comprado uma matilha de cachorros ferozes para a defesa das frutas. Ao anoitecer, Malasarte levou o corpo da velha e sacudiu-o por cima da cerca. Os cachorros acudiram imediatamente ladrando e mordendo. Nesse momento, Malasarte começou a gritar pelo dono do pomar, e quando este apareceu acusou-o de haver assassinado sua mãe, velhinha inofensiva que entrara no sítio para apanhar um graveto de lenha. Sabendo da ferocidade dos cachorros, Malasarte correra para impedir mas já chegara tarde. O dono do pomar, cheio de medo, pagou muito dinheiro e ainda encarregou-se de enterrar a velha com toda a decência.

Lembrou de alguém?

Nenhum comentário: