29 de outubro de 2014

Brasil Dividido?


Essas eleições mostraram algo que muitos insistem em apontar como algo relevante: um divisão política, racial e social do país. Mais precisamente entre as regiões Nordeste e parte do Norte de um lado e Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste do outro. Tudo por causa do maior número de votos que um candidato obteve em algumas regiões e que o outro obteve nas outras regiões nessas eleições.
PT e PSDB polizaram os votos das regiões. O PT predominou no Nordeste, Norte e alguns estados do Sudeste, já o PSDB obteve mais votos nas regiões Sul, Centro-Oeste e alguns estados da região Norte.
Disso tudo, duas coisas realmente impressionam bastante, a ponto de deixar qualquer pessoa minimamente inteligente boquiaberto: a primeira delas é que estão todos discutindo, brigando e se ofendendo por causa de... POLÍTICOS. Sim, esses que são apontados como corruptos, preguiçosos e responsáveis pelo Brasil estar na lama; é por eles que estão se digladiando. Eles realmente valem a pena? Ou alguém em sã consciência acha que PT, PSDB, PMDB, DEM, PPS ou qualquer outro partido político possui realmente uma intenção de tornar o Brasil um país melhor para nós, brasileiros comuns, que não somos donos de empreiteiras, nem especuladores, doleiros ou banqueiros? Acham mesmo? O que eles ganham se nossa vida melhora?
De 1994 a 2002 o Brasil foi governado pelo PSDB, até onde se sabe, eleito por votos também de nordestinos, inclusive votando contra Lula e seu partido, e a vida de todos foi uma dificuldade, como nos 450 anos anteriores. De 2002 até hoje o Brasil está sendo governado pelo PT e nossa vida continua difícil do mesmo jeito. E se depender deles, dos políticos, de quaisquer partidos, nossa vida não vai melhorar um palmo sequer. E muitos ainda se estapeiam para defende-los e atacar que neles não votam? É sério que muitos de nós estão fazendo isso? Impossível acreditar.
A outra coisa que impressiona é a falta de noção de um povo que parece não entender que quem poderá levar esse país para frente é ele próprio, o povo, a sociedade formada pelo conjunto de cidadãos; e todos juntos, com suas discordâncias e modos de pensar diferentes, mas se respeitando e buscando o entendimento, sempre. Pois nunca, na história da humanidade, em nenhum lugar da superfície terrestre, a separação ou desunião de um povo o ajudou ou melhorou as coisas. Maior exemplo disso é a Alemanha, lembra dela? Sim, ela mesma; depois de 1989, quando o muro que separava as duas alemanhas foi derrubado, esse país se uniu e se tornou a maior potência da Europa.
O Brasil é um país que se complementa na sua diversidade social, étnica e, porque não dizer, ideológica. Até onde é sabido, os Estados Unidos estão divididos entre Democratas e Republicanos e nem por isso alguém os ouve falar em dividir o país deles em dois. É até difícil acreditar em tamanha intolerância e burrice.
São Paulo é uma potência econômica, a maior do país, e todos que nela vivem contribuem para essa força, incluindo os nordestinos, assim como os mineiros, gaúchos, paranaenses, além dos muitos e muitos estrangeiros. É justamente dessa mistura de sotaques e origens que surge a força desse estado.
Não podemos nos dividir enquanto eles, os políticos, de todos os partidos, se unem em sessões extraordinárias, na calada da noite para votar e aprovar aumentos de mais de 30% em seus próprios salários; nessas horas, onde está a diferença entre situação e oposição?
Onde está a diferença entre todos eles? Já pensaram nisso? Aposto um voto nulo como não.
Will

Nenhum comentário: