17 de fevereiro de 2014

COMO ACABAR COM O RACISMO?



Antes de mais nada, é bom que saibamos, o racismo não vai acabar. Nenhum preconceito irá se extinguir nem com isso devemos nos prender em tentar pôr fim. Desde sempre o preconceito existe e continuará existindo, e cada um de nós tem lá seus preconceitos e ideias pré-concebidas sob uma ou centenas de coisas e pessoas. A questão central, penso, é outra.
O que devemos fazer é enfrentar o racismo e os racistas, e subjugá-los, mantê-los no seu lugar, à margem da história dos que querem evoluir para melhor. Precisamos sim de leis, atitudes e punições duras, rígidas e exemplares que passem a seguinte mensagem: "guarde seu preconceito dentro de você, e mantenha-se longe e isolado". Precisamos dar voz, oportunidade e igualdade de condições para todos e isso já será a melhor medida para se combater o racismo e o racista.
Manifestações aqui e ali continuarão a existir, mas, se estivermos numa sociedade justa, essas manifestações serão atos isolados e exemplarmente punidos.
Só assim, o combate ao racismo realmente surtirá efeito, e deixará de ser apenas um ato emblemático e politicamente correto.

Nenhum comentário: