29 de janeiro de 2014

UM ANO DE TRISTEZA



No dia 27/01/2013 aconteceu uma das maiores tragédias que o Brasil presenciou pelos noticiários. Vamos relembrar:
Foi na madrugada de domingo, por volta das 2h30, quando centenas de jovens participavam de uma festa na boate Kiss, em Santa Maria (RS). Tudo começou durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, quando um dos integrantes do grupo utilizou um efeito pirotécnico (um sinalizador luminoso), cujas fagulhas atingiram a espuma de isolamento acústico da boate. O fogo, começou no teto sobre o palco. As vítimas então, começaram a buscar rotas alternativas para se salvarem. Muitos se aglomeraram nos dois banheiros, e em frente à porta, onde os bombeiros encontraram dezenas de corpos empilhados.
Essa tragédia aconteceu por dois motivos:
1° - a fumaça era tóxica ( e quanto mais escura, maior a concentração de monóxido de carbono (CO) e esse quando inalado entra na corrente sanguínea e assim em contato com a hemoglobina, isso impede a circulação de oxigênio no organismo. Sem oxigênio, a pessoa entra em estado de sonolência e, em seguida, coma. Esse processo pode levar até 3 minutos).
2° - porque um grupo de seguranças bloqueou a única saída da boate, com o objetivo de evitar a saída de clientes sem pagar a conta.
E o desfecho dessa história toda?
A morte de 242 vítimas.
E de lá para cá o que foi feito?
NADA. Os quatro acusados por homicídio ( dois sócios da casa noturna e dois integrantes da banda) estão em LIBERDADE.
Chegamos à conclusão que realmente esse país não há Lei, ou melhor dizendo, elas não funcionam para quem tem dinheiro e poder, e quem sofre são as famílias que perderam seus filhos de forma covarde e que hoje lutam para chamar a atenção das autoridades “para que haja justiça”, através do MOVIMENTO SANTA MARIA DO LUTO À LUTA.
Nessa segunda completou 1 ano que ocorreu tudo isso, e os moradores da cidade promoveram uma homenagem ás vítimas.
Tenho certeza que, para quem perdeu seu filho, o que fica é o vazio, passe o tempo que for. E hoje e sempre muitos chorarão, enquanto quem deveria estar pagando dentro da cadeia esse crime, aproveitam o sol, o mar, o dinheiro, a mordomia, como se nada tivesse acontecido.
Até quando vamos ver essa impunidade?

Não dá mais né! Chega!

Nenhum comentário: