15 de maio de 2011

É PORQUE ELE QUER. E POR QUE ELE QUER?



A coisa toda é bem simples, embora a gente goste de complicá-la sempre.
Tudo que acontece, ou deixa de acontecer, na vida, só acontece por vontade, ou consentimento de Deus. Simples assim.
Que me desculpem os céticos, agnósticos e ateus (também já fiz parte desse clube, por um período não muito curto de tempo e sei como é ser um total descrente de tudo, até da própria vida), mas a vida, para este que vos escreve, seria impraticável, e a vida talvez seja isso mesmo, uma prática diária, de segundo por segundo, sem a crença em algo maior que tudo e todos, algo divino, que nos norteie e seja a justa medida do bom e da própria justiça. Vivemos praticando a própria vida, tentando sempre acertar, dizer a coisa certa, fazer a coisa certa, encontrar a pessoa certa e torcer para que a pessoa que você ache certa também ache que você é a pessoa certa para ela. Quase sempre a gente erra, e mesmo que digam que de boas intenções o inferno está cheio, ainda assim sigo acreditando que o importante são as intenções sim. As boas e as más.
E porque Deus quer que as coisas sejam como são? Bem, ouvi certa vez um pastor evangélico, e não gosto de ouvi-los, diga-se de passagem, nem a eles nem a padres, ou qualquer tipo líder ou mentor religioso, de qualquer religião; mas este pastor disse algo que pareceu fazer o maior sentido, além de também parecer uma grande obviedade. Ele disse que, se soubéssemos porque Deus faz o que faz, ou deixa de fazer, ou permite que aconteça tudo que acontece, então nós seríamos Deus. Apenas Ele sabe o que faz, e porque faz o que faz.
Eu acreditava Nele, em deus. Deixei de crer, e voltei a crer depois que ele falou comigo. Ele falou comigo naquele dia, e em todos os outros desde então. Não é uma voz que escuto, pois não é por meio da fonética que ele fala comigo; se eu escutasse uma voz no meu ouvido, dizendo e sussurrando coisas, eu não teria dúvidas que estaria sofrendo de esquizofrenia.
Deus fala conosco nas pequenas coisas que nos acontecem no cotidiano; em acontecimentos aparentemente insignificantes ou que até, na maioria das vezes, passam despercebidas aos nossos olhos já condicionados a não vislumbrar mais o “novo”. É precisar treinar a percepção e, principalmente, a interpretação de tudo que nos sucede durante o dia, e tentar entender o que Deus quer nos dizer. Isso já não é tão simples assim, mas aí já são outros 499.

Nenhum comentário: