14 de março de 2007

êta nóis!

O etanol é a bola da vez. Ouve-se dizer que o Brasil será o maior produr de biomassa, de cana-de-açucar, de ácool combustível. Até o Bush veio, tumultuar ainda mais o cotidiano da cidade caos.
Bem, pelo pouco que sei, o Brasil é o maior produtor de soja, de açucar, de suco de laranja, de gado (tem mais boi do que gente nesse pais). Além disso é auto-suficiente na produção de petróleo.
Então cabe a pergunta: onde estão os benefícios de tanta potêncialidade econômica, de tanta produção de matéria prima?
Uma das maiores economias do mundo tem uma das maiores populações miseráveis do mundo. Pra onde vai tanto dinheiro que poderia ajudar a solucionar, ou ao menos amenizar, boa parte dos problemas sociais, educacionais, de saúde pública e de incentivo ao esporte e à cultura?
É por isso que esse assunto de etanol me soa tão distante e pouco crível de se acreditar quando ouço "Esse é um importante passo que o Brasil está dando". Dando pra onde? para a geração de riquezas que ficarão nas mãos dos mesmos 5% da população que detem 95% da riqueza desse país continente? Ou nas mãos dos corruptos do congresso, ou fora dele?
Só quando a gente ver a cor do dinheiro sendo usado para o bem estar dos que realmente merecem assistência, apoio e respeito do estado, é que esse tipo de iniciativa econômica será realmente compreendida e festejada.
Por enquanto, êta nois!

Nenhum comentário: