16 de agosto de 2006

Los Olvidados/Os Esquecidos


















Filme Os Esquecidos (Los Olvidados) de 1950 do diretor Luis Buñuel

Um dos melhores filmes que já vi. Ganhador do festival de Cannes de 1951 e de mais onze prêmios, incluindo melhor filme e melhor diretor. Uma obra que foi declarada recentemente como "A Memória do Mundo" pela Unesco.
A história se passa no México e a cena inicial mostra as metrópoles Cidade do México, Nova York, Paris e Londres, com a frase "Este filme é totalmente baseado em fatos reais. Todos os personagens são reais" e o mais louco é a pequena narrativa, feita pelo próprio Buñuel no começo do filme: "Atrás de seus prédios magníficos. Toda grande cidade, como Nova York, Paris ou Londres, esconde casas pobres, cheias de crianças sujas, desnutridas e sem estudo. Eles crescem para se tornar futuros criminosos. A sociedade tenta corrigir essa doença, mas os resultados desses esforços são limitados. Somente num futuro próximo os direitos das crianças e adolescentes serão defendidos. México, uma grande cidade moderna, não é exceção à essa regra universal. Por isso, esse filme baseado em fatos reais não é otimista. Deixa a solução dos problemas a força progressiva da sociedade".
Luis Buñuel, um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos, narra de maneira brilhante a vida marginal de um grupo de meninos nas favelas da Cidade do México. É impossível não lembrar da febem, da periferia e da miséria do Brasil ao assistir esse clássico produzido há 56 anos atrás.
O filme é um soco no estômago, um dedo na ferida social e na opressão em todas as partes do mundo. O filme expõe a crueza a qual as crianças e jovens são submetidos e a frieza que se apodera das pessoas diante de situações tão degradantes, a ponte de se ver numa das cenas a reação de um dos personagens, um velho cego, ao ver um dos garotos sendo morto pela polícia -- um jóvem sendo assassinado pela polícia? meu deus, só nos filmes a gente vê isso, né? --; o velho cego diz "Menos um, menos um, vão todos morrer como moscas. Deviam ter sido mortos antes de nascer".
Vale muito a pena ver esse filmão, e de quebra o dvd ainda vem com um final alternativo inédito. Aproveite.

Nenhum comentário: